Escárnio explica

Você já pensou sobre a diferença entre piada de mau gosto e escárnio? Para além dos dicionários?

Eu costumo fazer uma diferenciação: a piada de mau gosto é da ordem do humor. Malsucedido, insensível, mas humor. O escárnio é da ordem do cruel.  Quem escarnece está exercendo uma crueldade deliberada. Em outras palavras, quem faz uma piada de mau gosto não tem a intenção consciente de machucar. Quem usa o escárnio tem. Sob essa ótica, não tenho a menor dúvida de que há muita manifestação dita de humor e muita piada de mau gosto que deveria ser reclassificada.

Está tramitando no senado uma lei (Lei n° 5435, de 2020), de autoria do senador Eduardo Girão (PODEMOS/CE),  que estão chamando de Estatuto da Gestante. Na explicação da ementa, no site do Senado, diz o seguinte: dispõe sobre a proteção da gestante e põe a salvo a vida da criança por nascer desde a concepção. Cria auxílio para o filho de mulher vítima de estupro.

Para que não haja dúvidas, resumo aqui alguns dos artigos:

Art. 5º : mulheres vítimas de estupro podem optar por mandar as crianças para adoção. Nenhuma palavra sobre a interrupção da gestação, que hoje é legal.

Em compensação, ao longo de todo o texto, há muitas palavras sobre salvaguardar a vida desde a concepção.

Art. 10º : o genitor (sem ressalvas para estupradores) têm direito a exercer a paternidade e a mulher não pode negar isso a ele, sob pena de ser responsabilizada.

Não basta ser estuprada e engravidar, ainda tem de levar a cabo a gravidez e conviver com o estuprador, se ele quiser, porque afinal, ele é o pai da criança.

Art. 11º : se a mulher não tem dinheiro para sustentar a criança, o estado dará um salário mínimo até a maioridade da criança.

Se é dinheiro que te falta para parar de mimi depois do estupro, estamos pagando para você ficar quieta e criar o filho. Mulher direita não aborta!

Tirem suas próprias conclusões. Tudo o que consigo pensar lendo isso é no escárnio dessa lei.  

Comentários

Postagens mais visitadas